14 FEV 2022
Projeto Jardim de Mel
O Projeto Jardim de Mel de Itaporanga inicia o ano de 2022 fortalecendo suas parcerias com visitas técnicas nos Meliponários e criadores de abelhas nativas sem ferrão do município.
Nas visitas participam os técnico Tadeu Miyamoto, responsável pelo Jardim de Mel e acompanhamento o desenvolvimento e implantação das plantas melíferas, o Secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoi, o Supervisor Alan Fagundes, que na ocasião estiveram em visita técnica a Fazenda Agropecuária Zuca Sobral.
Recepcionados pelo Anfitrião, empresário e proprietário JOSÉ SOBRAL , que também é um parceiro e grande incentivador do JARDIM DE MEL, junto como funcionário responsável pelos cuidados das abelhas da fazenda IZAQUE , a equipe iniciou a visita técnica a propriedade analisando o trabalho de manejo e técnicas utilizadas no local para a produção do mel e principalmente o cuidado com as abelhas.
Foram visitados vários locais que foram estrategicamente pensados e criados de maneira funcional, assim as abelhas polinizam toda a propriedade, deixam o local florido e agradável, fortificam a produção de frutas de espécies variadas, e ainda produzem o mel totalmente natural e utilizado na alimentação da família e consumo na propriedade.
A Fazenda cria varias espécies de abelhas SEM FERRÃO, como a MOMBUCÃO, BORÁ, TUBUNA, MIRIM DRORYANA, MIRIM PREGUIÇA entre outras, além da JATAÍ que pode ser facilmente visitada no JARDIM DE MEL.
Em maio de 2022 como ocorrem todos os anos pelo Mundo inteiro, haverá a comemoração do Dia Mundial das Abelhas, e Itaporanga já inicia o planejamento para realização de uma semana voltada as abelhas, com palestras, visitações, degustação de mel, atividades práticas próprias da criação, balcão tira dúvidas, além de outras surpresas que estão em planejamento.
O Secretário de Turismo, Cassiano Godoi informou que haverá neste momento a parceria da Fundação Florestal, da Fazenda Zuca Sobral, e das Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente.
Também fará parte deste evento à implantação de um Meliponário piloto na Escola Municipal Dom Athanázio Merkle que seguirá o mesmo padrão do Jardim de Mel, tendo por objetivo levar a meliponicultura para mais perto das crianças, jovens e professores, para que estes fiquem familiarizados com a vida das abelhas e aprendam com isto os benefícios que trazem para a alimentação, economia e meio ambiente.
Após a implantação do Jardim de Mel na Praça de Itaporanga, houve um grande aumento pela procura por informações sobre a meliponicultura por parte dos cidadãos do município, além de pessoas e instituições de outras cidades, estados e até países, que ressaltam a possibilidade de estarem tão próximos da natureza no coração da Zona Urbana...completou o Secretário Cassiano que agradeceu a colaboração e empenho de todos envolvidos neste projeto.
Agradecemos a AGROPECUARIA ZUCA SOBRAL, na pessoa do Sr. JOSÉ SOBRAL pela recepção, acolhimento e pela tarde de grande aprendizagem.

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/1062223397691984
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024