18 MAI 2022
Bairro São Paulinho tem Meliponicultura Familiar
Bairro São Paulinho tem Meliponicultura Familiar
O Meliponicultor Prof. Tadeu, responsável técnico pelo manejo das abelhas nativas sem ferrão no Projeto Jardim de Mel de Itaporanga realizou neste domingo, 16 de maio, em parceria com a Prefeitura Municipal através do Prefeito Douglas Benini e Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo uma visita técnica no Bairro São Paulinho.
Nessa ação foi beneficiado o Meliponicultor Valdiere Veiga e sua família que participam da criação de mais de oito espécies de abelhas nativas em sua propriedade. Foram realizadas as praticas de manejo em caixas racionais, cadastramento das colônias, inspeção da saúde das colônias, uso de alimentação artificial e uma experiência pioneira com Xarope de Carvão Ativado para abelhas que apresentam possíveis sinais de envenenamento por agrotóxicos.
O Técnico e Meliponicultor Tadeu apresentou aos criadores a introdução de um Xarope de Carvão ativado, um material de carbono extremamente poroso com propriedades atribuídas à sua superfície, dentre elas, a remoção de impurezas, nesta receita também foi usado Pimpinella anisum e Mentha spicata, além de água e sacarose.
Segundo o meliponicultor Sr. Val Veiga, a missão do Técnico foi muito gratificante, pois com os novos ensinamentos e planejamento para a atividade de meliponicultura em sua propriedade, poderá realizar novas tecnologias e a organização do seu plantel.
“A importância da atividade da meliponicultura no município mediante processos educativos e participativos assegura a preservação das espécies, a polinização da flora local, o uso do mel pelos meliponicultores e seus familiares, garantindo cidadania e melhoria da qualidade de vida a quem trabalha todos os dias no campo, concluiu o Secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoi.

Veja mais fotos no link abaixo:
Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/pfbid02QTvY5N5qT4MPL7DgzHcaJUtWNoEXVHpcUZZubJXTeTUk593BEuHAF4nU6CsFVCokl