18 NOV 2019
Cerimônia de entrega dos certificados de Honra ao Mérito

A Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da Secretaria Municipal da Educação realizou na manhã da última terça-feira, 13, a cerimônia de entrega dos certificados de Honra ao Mérito aos alunos que foram selecionados na XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).A solenidade contou com a participação dos alunos, professores e equipe gestora do Colégio Objetivo e Colégio Philo Sophia- Poliedro. Também prestigiaram o evento o Prefeito Municipal Douglas Roberto Benini, o Secretário Municipal de Educação Roberto da Silva, a Supervisora da Educação Claudinéia da Veiga e a Coordenadora Geral da Educação Eliane Nascimento .

Na abertura da cerimônia, o Prefeito Municipal Douglas explicou o objetivo do Evento, que é incentivar a participação dos alunos em Olimpíadas e fomentar o interesse pelas áreas tecnológicas, da Ciência e da Matemática, também agradeceu a presença de todos os presentes e parabenizou os alunos por tal mérito, Na sequência, o Secretário Municipal de Educação em pronunciamento, parabenizou a todos que participaram das avaliações, aos professores que contribuíram para que isso acontecesse, a direção e coordenação que estão todos os dias para servir ao aluno e a família. Logo em seguida houve a entrega dos certificados aos alunos selecionados nas Olimpíadas mencionadas.
“A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E atualmente a Furnas também delega a comissão organizadora. A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado”.

A OBEMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o Apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, e comunicações MCTIC.
Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) tem como propósitos revelar jovens talentos em Matemática e incentivá-los ao estudo dessa ciência.
A OPM é composta por duas fases, com provas contendo cinco problemas dissertativos. Os participantes são divididos em três categorias, Alfa, Beta e Gama, reunindo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.
Finalizada a entrega dos certificados , feita pelo Prefeito Douglas e os gestores, foi servido um lanche a todos que participaram da cerimônia.

Veja mais fotos no link abaixo:

Fonte: https://www.facebook.com/prefeituraitaporanga/posts/2562967343749046